A Tecnologia no Comando da Informação
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Baixando o Android Studio
Iniciando Com POO(Programação Orientada a Objeto) Empty10/7/2014, 18:24 por Charles_santana

» Liberado o Ubuntu 12.10
Iniciando Com POO(Programação Orientada a Objeto) Empty26/10/2012, 21:57 por Charles_santana

» Aula do Dia 16-10-12 comando Try..catch
Iniciando Com POO(Programação Orientada a Objeto) Empty25/10/2012, 15:58 por Charles_santana

» Aula do Dia 23-10-12 Herança
Iniciando Com POO(Programação Orientada a Objeto) Empty24/10/2012, 14:41 por Charles_santana

» Fudamentos do Desenvolvimento de Software C#
Iniciando Com POO(Programação Orientada a Objeto) Empty23/10/2012, 21:22 por Charles_santana

» Cursos Online e Gratuitos
Iniciando Com POO(Programação Orientada a Objeto) Empty4/10/2012, 21:57 por Charles_santana

» Alocação dinâmica de Memória de Matriz.
Iniciando Com POO(Programação Orientada a Objeto) Empty3/6/2012, 06:19 por Charles_santana

» exercicio soma par menor que 10
Iniciando Com POO(Programação Orientada a Objeto) Empty17/4/2012, 22:30 por Charles_santana

» eu prefiro assim
Iniciando Com POO(Programação Orientada a Objeto) Empty17/4/2012, 22:23 por Charles_santana

Quem está conectado?
4 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 4 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 49 em 26/1/2024, 17:27
Anuncio
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Apoio
Fórum grátis

Fórum grátis



Parceiros
Fórum grátis


Iniciando Com POO(Programação Orientada a Objeto)

Ir para baixo

Iniciando Com POO(Programação Orientada a Objeto) Empty Iniciando Com POO(Programação Orientada a Objeto)

Mensagem por Charles_santana 17/12/2011, 18:02

Bom pessoal um conceito para se trabalhar com JAVA e outras linguagens do mercado é a POO (Programação Orientada a Objeto), esse conceito é a base para se aprender qualquer linguaguem de programação atualmente. Esse texto resumido asseguir so um introdução sobre POO.

A programação Orientada a objetos (POO) é uma forma especial de programar, mais próximo de como expressaríamos as coisas na vida real do que outros tipos de programação.

Com a POO temos que aprender a pensar as coisas de uma maneira distinta, para escrever nossos programas em termos de objetos, propriedades, métodos e outras coisas que veremos rapidamente para esclarecer conceitos e dar uma pequena base que permita soltarmos um pouco com este tipo de programação.

Motivação

Durante anos, os programadores se dedicaram a construir aplicações muito parecidas que resolviam uma vez ou outra, os mesmo problemas. Para conseguir que os esforços dos programadores possam ser utilizados por outras pessoas foi criado a POO. Esta é uma série de normas de realizar as coisas de maneira com que outras pessoas possam utilizá-las e adiantar seu trabalho, de maneira que consigamos que o código possa se reutilizar.

A POO não é difícil, mas é uma forma especial de pensar, às vezes subjetiva de quem a programa, de forma que a maneira de fazer as coisas possa ser diferente segundo o programador. Embora possamos fazer os programas de formas distintas, nem todas elas são corretas, o difícil não é programar orientado a objetos e sim, programar bem. Programar bem é importante porque assim podemos aproveitar todas as vantagens da POO.

Como se pensa em objetos

Pensar em termos de objetos é muito parecido a como faríamos na vida real. Por exemplo, vamos pensar em um carro para dar um modelo em um esquema de POO. Diríamos que o carro é o elemento principal que tem uma série de características, como poderiam ser a cor, o modelo ou a marca. Ademais tem uma série de funcionalidades associadas, como podem ser andar, parar ou estacionar.

Então em um esquema POO o carro seria o objeto, as propriedades seriam as características como a cor ou o modelo e os métodos seriam as funcionalidades associadas como andar ou parar.

Por dar outro exemplo, vamos ver como faríamos um modelo em um esquema POO de uma fração, ou seja, essa estrutura matemática que tem um numerador e um denominador que divide ao numerador, por exemplo, 3/2.

A fração será o objeto e terá duas propriedades, o numerador e o denominador. Logo, poderia ter vários métodos como simplificar, somar com outra fração ou número, subtrair com outra fração, etc.

Estes objetos poderão ser utilizados nos programas, por exemplo, em um programa de matemáticas seria feito o uso de objetos fração e em um programa que providencie uma oficina de carros, seria utilizado o uso de objeto carro. Os programas Orientados a objetos utilizam muitos objetos para realizar as ações que se desejam realizar e eles mesmos também são objetos. Ou seja, a oficina de carros será um objeto que utilizará objetos carro, ferramenta, mecânico, trocas, etc.

Classes em POO

As classes são declarações de objetos, também se poderiam definir como abstrações de objetos. Isto quer dizer que a definição de um objeto é a classe. Quando programamos um objeto e definimos suas características e funcionalidades na verdade o que estamos fazendo é programar uma classe. Nos exemplos anteriores, na verdade falávamos das classes carro ou fração porque somente estivemos definindo, embora por alto, suas formas.

Propriedades em classes

As propriedades ou atributos são as características dos objetos. Quando definimos uma propriedade normalmente especificamos seu nome e seu tipo. Podemos ter a idéia de que as propriedades são algo assim como as variáveis onde armazenamos os dados relacionados com os objetos.

Métodos nas classes

São as funcionalidades associadas aos objetos. Quando estamos programando as classes as chamamos de métodos. Os métodos são como funções que estão associadas a um objeto.

Objetos em POO

Os objetos são exemplares de uma classe qualquer. Quando criamos um exemplar temos que especificar a classe a partir da qual se criará. Esta ação de criar um objeto a partir de uma classe se chama instance (que significa em inglês exemplificar). Por exemplo, um objeto da classe fração é por exemplo, 3/5. O conceito ou definição de fração seria a classe, mas quando já estávamos falando de uma fração em concreto 4/7, 8/1000 ou qualquer outra a chamamos de objeto.

Para criar um objeto temos que escrever uma instrução especial que possa ser distinta dependendo da linguagem de programação que se empregue, mas será algo parecido a isto.

meuCarro = new Carro()

Com a palavra new especificamos que se tem que criar uma instance da classe que continua a seguir. Dentro dos parênteses poderíamos colocar parâmetros com os quais se inicia o objeto da classe carro.

Estados em objetos

Quando temos um objeto suas propriedades tomam valores. Por exemplo, quando temos um carro a propriedade cor tomará um valor em concreto, como por exemplo, vermelho, cinza. O valor concreto de uma propriedade de um objeto se chama estado.

Para acessar a um estado de um objeto para ver seu valor ou mudá-lo se utiliza o operador ponto.

meuCarro.cor = vermelho

O objeto é meuCarro, logo colocamos o operador ponto e por último o nome da propriedade a qual desejamos acessar. Neste exemplo, estamos mudando o valor do estado da propriedade do objeto a vermelho com uma simples atribuição.

Mensagens em objetos

Uma mensagem em um objeto é a ação de efetuar uma chamada a um método. Por exemplo, quando dizemos a um objeto carro para andar, estamos lhe passando a mensagem "ande".

Para mandar mensagens aos objetos utilizamos o operador ponto, seguido do método que desejamos utilizar.

meuCarro.andar()

Neste exemplo, passamos a mensagem andar(). Deve-se colocar parênteses assim como com qualquer chamada a uma função, dentro iriam os parâmetros.

Outras coisas

Ainda há muito o que conhecer da POO já que somente fizemos referência às coisas mais básicas. Também existem mecanismos como a herança e o polimorfismo que são umas das possibilidades mais potentes da POO.

A herança serve para criar objetos que incorporem propriedades e métodos de outros objetos. Assim, poderemos construir uns objetos a partir de outros sem ter que reescrevê-lo todo.

O polimorfismo serve para que não tenhamos que nos preocupar sobre o que estamos trabalhando, e abstrairmos para definir um código que seja compatível com objetos de vários tipos.

São conceitos avançados que custa explicar nas linhas deste artigo. Não se deve esquecer que existem livros inteiros dedicados à POO e aqui só pretendemos dar uma idéia a algumas coisas para que os lembrem quando tenham que estar diante delas nas linguagens de programação que deve conhecer um programador do web.



Charles Santana study


Última edição por Charles_santana em 17/12/2011, 18:11, editado 1 vez(es)
Charles_santana
Charles_santana
Admin

Mensagens : 51
Pontos : 4762
Reputação : 0
Data de inscrição : 05/08/2011
Idade : 37

https://infotecnologia.umforum.net

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando Com POO(Programação Orientada a Objeto) Empty Complemento

Mensagem por Charles_santana 17/12/2011, 18:07

Complementando a Informação acima segue um link de uma opostila falando sobre POO e JAVA.

Apostila de POO E JAVA - Download



Charles Santana lol!
Charles_santana
Charles_santana
Admin

Mensagens : 51
Pontos : 4762
Reputação : 0
Data de inscrição : 05/08/2011
Idade : 37

https://infotecnologia.umforum.net

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos